Vistorias no transporte escolar de Blumenau iniciam nesta segunda-feira

vistorias bnu

Em Blumenau, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) inicia nesta segunda-feira a vistoria nos veículos de transporte escolar em Blumenau. A inspeção, que valida os veículos para operarem no transporte escolar da cidade, é feita sempre no início de cada semestre para garantir a segurança de crianças, pais, motoristas, monitores e da população em geral.

Conforme o diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite, apenas os veículos aprovados pela vistoria ficam liberados para a prestação de serviços ao longo do primeiro semestre nas redes de ensino municipal, estadual e particular nos limites de Blumenau. Para identificar esses veículos, um selo amarelo é colado junto ao para-brisas para que seja verificado por pais, responsáveis e instituições escolares.

É importante lembrar que, antes de chegar para a vistoria do município, os veículos escolares também passam pelas vistorias da parte elétrica, mecânica e visual conforme a legislação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que é feita por empresas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Sobre a vistoria
Para autorizar a operação do transporte escolar, a SMTT avalia as condições gerais de todos os veículos, como luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar, entre outras questões. Também são conferidos os documentos do veículo, do motorista e do monitor. O condutor também deve ser credenciado junto a secretaria e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço. 

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a SMTT pelo telefone (47) 3381-7006. Já os relatos de irregularidade podem ser informados à administração por meio da ouvidoria do município no telefone 156, opção 3. Ou ainda pelo ramal (47) 3381-7022 e e-mail ouvidoria.smtt@blumenau.sc.gov.br

Lista de documentos:

Motorista
– CNH de categoria D ou E, com observação de que Exerce Atividade Remunerada (EAR)
– Curso de condutor para transportes escolares
– Certidão de antecedentes criminais emitido pela Justiça Estadual e pela Justiça Federal

Monitores
– RG
– Foto 3×4
– Autorização de pais/responsáveis para monitores que tenham entre 16 e 18 anos

Permissionário
– Vistoria veicular do Inmetro
– Alvará
– Aferição do cronotacógrafo
– Listagem das crianças que serão transportadas

Para circular no primeiro semestre de 2024, as vistorias podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-7006 e pelo WhatsApp (47) 99936-3977. As vistorias ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria que fica localizada na Rodoviária de Blumenau, na Rua Dois de Setembro, 1.222, bairro Itoupava Norte.

Open chat
Fale com a CBN Vale do Itajaí
Olá 👋
Podemos te ajudar?