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A rede municipal de ensino de Blumenau é destaque na edição de 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Com 42 projetos inscritos, a cidade foi a que mais apresentou iniciativas de Santa Catarina na categoria Escolas. E quatro escolas garantiram presença na etapa nacional do prêmio, que será definido em um evento em Brasília, em data a ser confirmada.
A avaliação da etapa estadual foi realizada pela Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de SC (Affesc), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda. As escolas classificadas são: EBM Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim, EBM Bilíngue Professor Rodolfo Hollenweger, EBM General Lúcio Esteves e EBM Henrique Alfarth.
“A educação fiscal é fundamental para formar cidadãos conscientes. Ver nossas escolas se destacando nacionalmente é uma grande alegria”, afirmou a secretária de Educação, Simone Probst.
A secretária da Fazenda, Laura Gehrke, fala do expressivo número de escolas inscritas. “É com grande satisfação que a Secretaria da Fazenda recebe a notícia do destaque da nossa rede de ensino no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025. O fato de termos apresentado a maior quantidade de iniciativas inscritas do estado, com 42 projetos e quatro instituições classificadas para a etapa nacional, é um reconhecimento do trabalho conjunto e contínuo das duas secretarias com o Programa Municipal de Educação Fiscal”.
O resultado é fruto do Programa Municipal de Educação Fiscal, desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Ele tem por objetivo contribuir para a formação dos estudantes, visando ao desenvolvimento da conscientização de seus direitos e deveres no tocante ao valor social do tributo e ao controle social do Estado.
Todo o trabalho desenvolvido segue as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal e tem como princípio quatro pilares fundamentais: a Educação Fiscal como prática educacional; a relação entre Estado, governo e cidadão; o tributo como valor social; e o controle democrático do Estado.
Fonte: PMB