Instituição atua há mais de 30 anos no município contribuindo para a comunidade surda
Nesta manhã de sábado está acontecendo o pedágio da Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (ABADA), em Blumenau. A instituição tem como objetivo o desenvolvimento pleno e integral ao deficiente auditivo na comunidade dentro do aspecto social, educacional e profissional.
O objetivo da arrecadação é ajudar no pagamento da folha dos colaboradores no fim do ano, quando há férias e 13º, e finalizar as obras da sede própria. De acordo com a presidente da instituição, Elissa Retcheski, qualquer contribuição faz a diferença.
Sonora
A instituição tem 34 anos e nasceu da união de pais e familiares para atender a comunidade surda. É a única instituição que realiza os exames de audição pelo SUS, desde bebê até as pessoas na faixa dos 80 anos e oferece outros serviços de forma gratuita. Somente neste ano já foram mais de 800 agendamentos de exames de audição pela ABADA.
Entre os diversos projetos que são desenvolvidos, estão o Conviver, Crescer e Mundo do Trabalho que prepara currículos e entrevista e que viabiliza a relação entre comunidade surda e as empresas e acompanha todo o processo de inserção no mercado de trabalho.
Ouça a reportagem no áudio abaixo: