
O presidente Lula assinou nesta semana a Medida Provisória que prevê a diminuição da conta de luz em 3,5%, isso porque a medida visa antecipar os R$26 bilhões que estão previstos na lei de privatização da Eletrobrás, os recursos serão usados para cobrir os empréstimos feitos pelas companhias de energia elétrica durante a pandemia e também durante a escassez de chuvas entre 2020 e 2022. A conta deste empréstimo está sendo paga pelos consumidores através das tarifas embutidas à conta de luz.
Mas esta não é a única proposta da MP, o projeto também prevê a ampliação do prazo para que as usinas de energia renovável continuem com os subsídios concedidos pelo governo, o que, segundo a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres, resultaria no aumento de R$4,6 bilhões ao ano com os custos de energia elétrica no país, isso dentro dos próximos 5 anos.
A consequência desse aumento nos custos será que o consumidor pagará a conta, ou seja, o valor das tarifas de energia diminuiria agora para aumentar exponencialmente no futuro.
-Fonte: Globo