Gaspar organiza a “Semana do Peixe”

tilápia

Iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo do alimento no município

Em sua segunda edição, a “Semana do Peixe” inicia na próxima sexta-feira, dia 1° de setembro, em Gaspar. ‌A data é celebrada nacionalmente como semana do pescado, mas adaptada à realidade do município, onde é realizada a semana do peixe de água doce, com destaque na produção da tilápia e da truta.

Conforme a Prefeitura de Gaspar, o objetivo é fomentar o consumo do peixe em um período onde a procura é baixa. Dentre a programação está conversa com quatro piscicultores da região, visitas de estudantes em propriedades de produtores, aumento da oferta da tilápia no cardápio da merenda escolar e aumento dos horários de funcionamento de alguns pesque e pagues e restaurantes que servem peixe.

‌O evento será realizado a partir do dia 1 de setembro até o dia 17 do mesmo mês. A roda de conversa será realizada no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus Gaspar, com 4 piscicultores de Tilápia e Truta da região. Também será aberto ao público de forma gratuita, com inscrição prévia e limitada. O inicio da recepção e café será as 8h30min e o início da roda de conversa será as 9h30min. Logo após, almoço no Pesque e Pague Fernandão, por adesão.

‌A Secretaria de Educação irá levar algumas turmas de escolas do município até a propriedade da Srª Ofélia Maria Campigotto para conhecer mais sobre a atividade da psicultura, e os processos da criação da tilápia.

Conforme a prefeitua, será aumentado a oferta da do peixe na merenda escolar, sendo servido nos dias 1 e 15 de setembro o prato com arroz, feijão, purê de batata, peixe assado, tomate e alface. Inclusive, todas as 32 unidades de Gaspar receberão alimentação.

Os organizadores da ação são a Secretaria de Agricultura e Aquicultura em parceria com a Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Open chat
Fale com a CBN Vale do Itajaí
Olá 👋
Podemos te ajudar?