Estado abre inscrições para concurso de queijos artesanais

queijo

Estão abertas as inscrições para o concurso que vai premiar os melhores queijos artesanais de Santa Catarina. Com o objetivo de valorizar e divulgar a qualidade e a diversidade desse alimento produzido em território catarinense, o Governo do Estado, por meio da Epagri, lançou o 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Lages (SC).

A diversidade cultural e geográfica de Santa Catarina se revela em alimentos únicos, com riqueza de variedade e sabores. “Queremos reconhecer os melhores queijos artesanais de Santa Catarina, bem como toda a diversidade, tradição e inovação do setor queijeiro catarinense”, destaca Andréia Meira Schlickmann, extensionista da Epagri.

O concurso também busca fortalecer a cultura de consumo, orientar e informar o mercado sobre os diferentes laticínios que produzem queijo de alta qualidade, além de estimular os produtores a realizar melhoramento contínuo no processo de produção.

Podem se inscrever no concurso as agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas em Santa Catarina, sob inspeção oficial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), do Serviço de Inspeção Federal (SIF/SISBI) e que atendam às demais normas do regulamento. Serão aceitos queijos produzidos com leite cru ou pasteurizado, assim como queijos de leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala.

A comissão técnica do 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Santa Catarina conta com profissionais com capacitação técnica em análise sensorial e conhecimento técnico do processo produtivo de lácteos. Profissionais ligados ao setor, como técnicos, lojistas, chefs de cozinha, entre outros, integrarão o júri.

Em relação às inscrições, estão abertas até o dia 31 de outubro e os links, tanto o de inscrição como o de regulamento estão disponíveis no site do Estado.

Open chat
Fale com a CBN Vale do Itajaí
Olá 👋
Podemos te ajudar?