Casan promove vistoria geral após incidente com rompimento de reservatório

Casan

Processo de fiscalização acontece em todo o Estado de SC até o dia 14 de setembro

Em até cinco dias úteis, todos os reservatórios da Casan devem passar por uma sequência de vistorias gerais em Santa Catarina. 

Na última quarta-feira, o diretor-presidente da autarquia, Edson Moritz, conversou com os moradores no local do rompimento do reservatório no Monte Cristo, em Florianópolis, ocorrido na última quarta-feira. Na ocasião, ele pediu desculpas pelo fato e garantiu que será feita uma vistoria no Estado. 

Nos próximos dias, a Companhia estará mobilizada para fazer vistorias nos demais reservatórios de concreto – material do reservatório rompido. O objetivo é garantir a segurança do sistema hídrico e evitar futuros rompimentos. Inclusive, a Casan tem aproximadamente 1.030 reservatórios instalados pelo estado, sendo estes, os de concreto, que são mais utilizados, seguido por fibra de ouro.

Inclusive, os 475 reservatórios do material em Santa Catarina passarão por avaliações locais, acionando também as empresas contratadas pela CASAN para a construção.

O diretor-presidente salientou a necessidade de  responsabilização de quem construiu o reservatório, que tem cinco anos de garantia e apenas 17 meses de uso. 

No primeiro semestre de 2023, a Companhia já instalou novos 90 reservatórios, e até o fim de 2024 serão instalados mais 141, totalizando 88 milhões de litros de água. As instalações acontecem em 118 dos 194 municípios atendidos pela Casan e correspondem a um aumento de 38,81% na capacidade de reservação do estado.

Os reservatórios que entrarão em operação nos próximos meses também trazem uma mudança tecnológica no material das estruturas. A Casan está fazendo uma transição das estruturas de concreto (8 unidades instaladas, adquiridas em contratos anteriores) para materiais mais duráveis e resistentes.

Esses novos materiais seriam os já citados aço inoxidável (131 unidades novas a serem instaladas até ano que vem), aço vitrificado (62 unidades novas até ano que vem) e polímero reforçado com fibra de vidro (30 unidades novas até ano que vem). O serviço de vistorias dos reservatórios tem prazo para terminar no dia 14 de setembro. 

Open chat
Fale com a CBN Vale do Itajaí
Olá 👋
Podemos te ajudar?