Biblioteca Municipal de Blumenau celebra 71 anos com diversas atrações ao público

Prefeitura-Municipal-de-Blumenau

Dr. Fritz Müller desenvolve ação especial para usuários está na programação festiva

Com um acervo inicial de dois mil livros, muitas memórias e recordações fazem parte da história da Biblioteca Municipal de Blumenau, Dr. Fritz Müller. Atualmente, com cerca de 65 mil acervos, a biblioteca completa 71 anos no próximo dia 30 de julho. 

Uma série de atividades comemorativas estão sendo preparadas para receber o público leitor na segunda-feira do dia 31, a partir das 9h30min. Dentre a programação especial está a apresentação da Banda Municipal, lançamento de livro, espetáculo artístico e uma ação literária, além do corte de bolo em homenagem aos 71 anos da biblioteca – tudo gratuitamente. 

Como uma forma de fortalecer a parceria entre os visitantes e leitores, a biblioteca também lança uma ação especial aos usuários que estiverem com empréstimos em atraso, até o dia 18 de agosto. 

“O usuário que pegou algum livro emprestado e está em atraso, pode vir até a biblioteca que não vai ter custo”, disse Cristina Carvalho, gerente da Dr. Fritz Müller, que contou com entusiasmo para a CBN Vale do Itajaí sobre as atividades comemorativas.

Como fazer a carteirinha da Biblioteca Municipal?

Comprovante de residência

Documento de identificação 

Taxa da primeira via:

-Comunidade em geral: R$ 6,00

-Estudantes: R$ 4,00

-Professores, aposentados e menores de 10 anos: sem custo

Interessados em conhecer o local e as ações disponíveis podem agendar visitas pelos telefones (47) 3381-7511, (47) 3381-6787 e WhatsApp (47) 9 9778-0450. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Breve história da Dr. Fritz Müller

A história da Biblioteca Pública de Blumenau teve início em 1940 quando, em uma sala da prefeitura, com o acervo de dois mil exemplares. Mas o órgão teve registro oficial como Biblioteca Municipal no dia 30 de julho de 1952, através da Lei número 354. Neste ano, então, iniciaram as atividades da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, que homenageava, com seu nome, o trabalho do naturalista alemão.

Com a doação do terreno de Dona Edith Gaertner à ‘Casa Dr. Blumenau’ (atual Fundação Cultural de Blumenau) , em 1963, a Biblioteca ganhava novas instalações. Nos anos 80, após grandes esforços e anos de trabalho, o acervo da entidade chegava a quase 85 mil obras, quando dois fatos colocaram à prova a sua existência: com as duas grandes enchentes (de 1983 e 1984), a Biblioteca perdia quase 75% de seu acervo.

Mas, tão rápido quanto o nível da água baixava, a comunidade e os órgãos públicos se mobilizavam para a superação daquele momento difícil. Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a Biblioteca Pública e o Arquivo Histórico. Além disso, o importante apoio de José Ferreira da Silva deu novo impulso à Biblioteca, promovendo o rápido incremento de seu acervo.

Open chat
Fale com a CBN Vale do Itajaí
Olá 👋
Podemos te ajudar?