Aplicativo calcula nível de dor e mal-estar de animais de estimação

09

Pesquisadores de medicina veterinária da Unesp lançaram um aplicativo gratuito capaz de calcular o nível de dor e mal-estar de animais de estimação. A plataforma pode ser usada por profissionais e por leigos, e já funciona também para animais de produção, como bovinos, equinos, suínos e ovinos. A eficácia da leitura passa de 90%.

Pet não fala, não sabe explicar quando se sente mal ou com dor. Os tutores, claro, tentam interpretar os sinais da melhor forma possível. Mas não são incomuns histórias como a da editora Lara Freitas, que gastou R$ 2 mil em consultas e exames para descobrir que o gato dela, o Loki, só estava desidratado porque não gostava mais do próprio potinho d’água.

Ou da estudante Mariana Curvello. O cachorro dela, o Jake, foi parar no veterinário aparentando sentir dores, mas os exames não mostraram nada. Na verdade, era uma reação emocional à visita de outra cachorrinha em casa, a Arya.

Foi para ajudar a traduzir melhor os sinais dos bichinhos para nós, humanos, que pesquisadores da Unesp lançaram o aplicativo VetPain. O software gratuito pode ser usado tanto por leigos que querem saber se devem medicar ou levar o pet ao veterinário, quanto por especialistas, como veterinários em atendimento ou pesquisadores que façam testes em animais.

Ele possibilita que o usuário avalie a condição do animal e decida qual será a melhor forma de cuidar dele, como explica Stelio Luna, anestesiologista e professor do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Unesp.

O aplicativo funciona tanto para pets – cães, gatos, coelhos – quanto para outros animais – vacas, jumentos, cavalos, porcos e ovelhas. Em breve deve sair uma versão também para caprinos. Isso é importante porque a dor se manifesta de maneira bem diferente entre as espécies. Gatos escondem muito mais o desconforto do que os cachorros, por exemplo.

Stelio Luna ressalta que a plataforma não substitui a ida ao veterinário, mas ajuda mesmo caso a consulta seja necessária. O app VetPain está disponível para download na Play Store, para dispositivos Android; e através do site animalpain.org.

Conforme o banco de dados for alimentado pelos usuários, o app deverá se tornar mais eficiente. Em breve ele será lançado também em outros idiomas.

Open chat
Fale com a CBN Vale do Itajaí
Olá 👋
Podemos te ajudar?